quarta-feira, 2 de abril de 2014

Celtas

Ouvimos falar sobre diversas culturas atualmente, e com o passar do tempo alem de ouvirmos falar, vemos influencias destas culturas nas nossas vidas, afinal quem nunca ouviu falar de um anime, quem nunca viu alguém comer chocolate Suiço, ou que tal um nacho mexicano? Porem não é só das culturas atuais que miramos, afinal o conceito de democracia surgiu na Grécia, a república sendo uma influencia romana, as industrias que conquistamos devemos a Inglaterra, os conceitos como fraternidade, igualdade e liberdade são da revolução Francesa, sem contar nossos costumes indígenas como tomar banho todo dia... porem venho a pergunta-los será que devemos dizer que meramente não há nada de curioso em uma cultura dita bárbara pelo império romano? 
Hoje iremos aprender um pouco sobre um povo que sem pensamento de unificação de um império conseguiu ocupar maior parte da Europa, tendo uma faixa territorial tão grande que caso eles se unissem, iriam ser o maior império da antiguidade, estes se identificavam como celtas. Os celtas são uma civilização que tem uma cultura nômade onde eles migravam para as regiões para criar uma vila onde eles iriam se fixar para criar agricultura, mineração, ferraria, abrigo para as pessoas  e o líder da tribo, entre tanto quando está vila enchia sendo incapaz de abrigar mais pessoas, acabava que que não entrava migrava para outro lugar, assim ao longo do tempo foi-se criando diversas tribos celtas em vários cantos da Europa (França, norte da Itália, Portugal, Espanha, Escócia, Irlanda, Inglaterra...)   conseguindo até mesmo ir no oriente médio.
Mas ai vocês me perguntam, eles tem mais alguma coisa de interessante? Sim claro, os celtas tinham uma separação de deveres muito importante, os homens caçavam, guerreavam, faziam metalurgia, mineravam e estes poderiam virar druidas para poder auxiliar o chefe da tribo em quanto as mulheres também podiam guerrear, plantavam para colher os cereais e outros alimentos essenciais para tribo, e alem disso elas e seus maridos tinham que levar para o armazém da tribo uma parte do que conseguiram para que todos possam ter a reserva de comida disponível alem destas poderem virar druida. Saibam então que o curioso eu falei, e vocês perceberam, na cultura céltica não existia uma visão de inferioridade do sexo oposto, muito pelo contrario as mulheres eram vistas como especiais, pois estás sangravam e não sentia dor em quanto o homem que caçavam voltavam feridos gritando de agonia e isto mostra uma outra moeda para nos pessoas da Era Contemporânea.
Alem disto tudo na qual falei a vocês pontuo também que é importante que não se sabe ao certo como eram cultuados seus deuses, mas acredita-se que os druidas eram responsáveis por estes cultos, e estes alem disso estudavam mais a natureza e buscavam através de seus estudos manter uma harmonia com o meio natural, claramente todas estas descobertas não eram repassadas para qualquer uma, sendo tudo isto mantido em sigilo somente entre druidas e seus discípulos que assistiam as reuniões para aprender como ser um deles, claramente alem do aprendizado tinha um ritual para se converter num druida.  Estão vendo uma grande influência, afinal nos rpgs temos druidas, o que prova que temos um pouco de celtas, mas será que é só isso de influencia? Negativo. Pois de fato temos outras coisas que nos deixam mais próximos dos celtas, porque alem da mulher celta poder lutar o que em Roma nunca existia, também existia na sociedade celta um código de conduta da mulher e neste código contem as regras que a mulher deve seguir, e estas regras são:
"Ama teu homem e segue-o, mas somente se ambos representarem um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou: amor, companheirismo e amizade.
Jamais permitas que algum homem te escravize. Tu nasceste livre para amar, e não para ser escrava.
Jamais permitas que o teu coração sofra em nome do amor. Amar é um ato de felicidade, porquê sofrer?
Jamais permitas que teus olhos derramem lágrimas por alguém que nunca te fará sorrir.
Jamais permitas que o uso do teu próprio corpo seja cerceado. O corpo é a morada do espírito, porquê mantê-lo aprisionado?
Jamais permitas que o teu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome tu nem sequer sabes.
Jamais permitas que o teu tempo seja desperdiçado com alguém que nunca terá tempo para ti.
Jamais permitas ouvir gritos em teus ouvidos. O Amor é o único que pode falar mais alto.
Jamais permitas que paixões desenfreadas te transportem de um mundo real para outro que nunca existiu.
Jamais permitas que outros sonhos se misturem com os teus, fazendo-os virar um grande pesadelo.
Jamais acredites que alguém possa voltar quando nunca esteve presente.
Jamais permitas que teu útero gere um filho que nunca terá um pai.
Jamais permitas viver na dependência de um homem como se tu tivesses nascido inválida.
Jamais te ponhas linda e maravilhosa a fim de esperar por um homem que não tem olhos para te admirar.
Jamais permitas que teus pés caminhem em direção a um homem que só vive fugindo de ti.
Jamais permitas que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar o brilho dos teus olhos te dominem, fazendo arrefecer a força que existe em ti.
E, sobretudo, jamais permitas que tu mesma percas a dignidade de ser mulher."
De fato temos muitas influências com esta incrível civilização que infelizmente passa despercebido pela gente, que acha que tudo isso que nos cerca é simplesmente, romano, italiano, norueguês, inglês, japonês, árabe... criaturas que fazem parte de vossas infâncias e ninguém ensinou a vocês a origem como as fadas, os druidas por exemplo, todo Brasileiro de alguma forma temos sangue europeu, indígena, árabe e orienta e lembrem-se, dentro do sangue europeu existe grego, romano, macedônio, francês, inglês, português, espanhol, escocês, irlandês, celta entre muitos outros. No próximo post explicarei a todos sobre os deuses que compõem o panteão celta, e encerro dizendo que as mulheres celtas eram mais perigosas que os homens, tão perigosas que durante as guerras Roma muitas vezes perdeu e todas eram porque os homens e mulheres celtas estavam lutando lado a lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário